Foto: Renan Mattos (Diário)
Quem costuma passar pela 2ª Quadra da Rua Dr. Bozano observou uma terça-feira atípica no local. Das 7h às 19h de ontem, o trânsito foi alterado e ficou proibido estacionar nos dois lados entre a Floriano Peixoto e a Serafim Valandro, com os veículos circulando em uma única pista. A ação serviu como teste do projeto Re.Viva Bozano, proposto pela prefeitura e o Instituto de Planejamento (Iplan), com o intuito de ampliar a circulação de pedestres no Centro e facilitar a fluidez dos percursos.
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O superintendente de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Marcelo Rossés, diz que o teste trouxe dados importantes.
- Fizemos uma simulação dentro da parte da mobilidade para saber como seria a procura por estacionamentos nos arredores. Para o trânsito em si, não houve tanto impacto, a ponto de os motoristas ficarem girando e não conseguirem local para parar. O objetivo principal do bloqueio de estacionamento foi aumentar o espaço de circulação dos pedestres - avalia Rossés.
Apesar das mudanças testadas, a calçada seguirá a mesma, não haverá obra de nivelamento.
OPINIÕES
O dia de teste causou impacto para alguns comerciantes da 2ª Quadra. Foi o caso da empresária Kênia Aita, que reclamou das mudanças propostas.
- Não gostei. Já é difícil encontrar estacionamento por aqui, agora piorou. Quando se estaciona na 2ª Quadra, sempre há o atrativo ao observar as vitrines. E não teremos mais isso. O comércio já não anda bom, mas pode piorar. Ficou uma cidade fantasma. Parece fevereiro - reclamou Kênia.
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De acordo com a funcionária de uma loja, o movimento e as vendas diminuíram 50% ontem. Ao ver a reportagem do Diário no local, à tarde, uma consumidora, que preferiu não se identificar, classificou a proposta de "absurda".
Há também quem não tenha notado grandes alterações. O atendente de um estacionamento, que fica a poucos metros do local, declarou que, no primeiro dia, não mudou muita coisa na procura por vagas no local.
O seminário para discutir e definir qual proposta de intervenção será feita na 2ª Quadra será neste sábado, das 8h às 18h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A atividade é voltada a profissionais e estudantes de cursos como Arquitetura e Urbanismo e Design,e ao público em geral.
O PROJETO
- Circulação de veículos em apenas uma pista
- Estacionamento retirado dos dois lados. Apenas espaço para embarque e desembarque, usado para carga e descarga à noite
- O asfalto, onde hoje estão as vagas de estacionamento, será pintado e servirá como extensão das calçadas
- Os acessos a garagens permanecem
- A coleta de lixo ocorrerá à noite
- As vagas de táxi e mototáxis permanecem, e traileres poderão funcionar só à noite
- Floreiras de concreto irão separar veículos e pedestres